Estão montando uma guerra híbrida contra a Belarrus diz Lukashenko
O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, alegou que a aterrissagem forçada de um avião que levou à detenção do jornalista dissidente Roman Protasevich foi baseada em regras internacionais. Ele expressou uma atitude de confronto em relação às nações ocidentais, acusando-as de empreenderem uma “guerra híbrida”.
O presidente fez os comentários em um discurso na quarta-feira (26).
Lukashenko disse que seu governo recebeu um aviso da Suíça sobre uma ameaça de bomba no vôo.
Ele também disse que “os mal-intencionados” dentro e fora do país estão atacando a Belarus, e que eles cruzaram “a linha vermelha”.
Lukashenko disse que o atrito com o Ocidente sobre o incidente não é apenas uma guerra de informação, mas uma “guerra híbrida”, e que para os malvados, Belarus é um campo de teste para um ataque contra a Rússia.
O comentário de Lukashenko indica que ele quer agir em cooperação com a Rússia durante o episódio.
Protasevich foi levado sob custódia no domingo depois que seu avião foi ordenado a pousar na capital bielorrussa de Minsk enquanto atravessava o espaço aéreo do país. Os países ocidentais e outros denunciaram o incidente.
Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores suíço negou a alegação de Lukashenko sobre a ameaça de bomba.
O Departamento Federal de Relações Exteriores tuitou na quarta-feira (26) que “as autoridades suíças não têm conhecimento de uma ameaça de bomba” no vôo. Disse também: “Portanto, não houve nenhum anúncio das autoridades suíças às autoridades bielorrussas sobre este assunto”.
- Japão recebe novo radar dos EUA para navios Aegis - 13 de março de 2026 2:27 pm
- ONU: Sequestro de crianças ucranianas pela Rússia é crime de contra a humanidade - 13 de março de 2026 1:48 pm
- Veículo atinge sinagoga em Michigan com possíveis explosivos - 13 de março de 2026 1:39 pm























