Começa o carregamento de combustível para o reinício do reator de Mihama
O operador da usina nuclear de Mihama, na costa do Mar do Japão, começou a carregar combustível nuclear em um reator envelhecido.
A unidade nº 3 seria o primeiro reator com mais de 40 anos a ser recolocado em funcionamento no Japão desde o acidente nuclear de Fukushima Daiichi de 2011.
A Kansai Electric Power Company começou a carregar o reator na usina da Prefeitura de Fukui na tarde de quinta-feira (20).
A concessionária espera completar o carregamento de 157 conjuntos de combustível no domingo (24). Ela planeja reiniciar o reator no final de junho, após uma inspeção da Autoridade de Regulamentação Nuclear.
Após o acidente nuclear de Fukushima Daiichi, a operação dos reatores no Japão foi limitada por lei a 40 anos, em princípio.
Mas os reatores antigos ainda podem ser autorizados a operar por até 60 anos se passarem por uma triagem pelo órgão regulador e obtiverem o consentimento dos governos locais.
Dois outros reatores antigos, as unidades No.1 e No.2 da usina de Takahama da Kansai Electric, na mesma prefeitura, passaram por procedimentos similares para operar além do limite de 40 anos.
Mas a concessionária disse que não foi tomada nenhuma decisão sobre quando reiniciar esses reatores porque ainda estão sendo construídas instalações na usina para garantir a segurança no caso de emergências como ataques terroristas.
- Parlamento japonês abre sessão extraordinária em Tokyo - 2 de agosto de 2025 2:25 am
- Justiça japonesa absolve homem após quase 40 anos - 2 de agosto de 2025 1:53 am
- Japonesa é atacada em estação de metrô na China - 2 de agosto de 2025 1:48 am