China saúda política do Tibete para comemorar aniversário de 70 anos de anexação
O governo chinês cumprimentou as décadas de liderança do Partido Comunista no Tibete, dizendo ter ajudado o crescimento econômico da região e a melhoria do padrão de vida.
O domingo (23), marca 70 anos do que a China chama de “a libertação do Tibete”. O governo central da China e o então governo regional do Tibete assinaram um acordo em 1951.
O secretário do Partido Comunista Tibetano, Wu Yingjie, falou em uma conferência de imprensa no sábado (22), em Pequim.
Wu disse: “Somente com a liderança do partido o Tibete pode continuar neste caminho de desenvolvimento próspero”.
O governo chinês publicou, anteriormente, um livro branco para justificar suas sete décadas de política sobre o Tibete.
Ele critica os países ocidentais, dizendo: “As forças ocidentais anti-China continuaram a interferir nos assuntos tibetanos do país em uma tentativa de sabotar sua estabilidade social”.
O documento também condena o 14º Dalai Lama, que está no exílio, por ter provocado incidentes para comprometer a paz e a estabilidade no Tibete.
Os Estados Unidos criticaram a forma como a China lidou com o Tibete, juntamente com Xinjiang e Hong Kong, por suspeitas de violação dos direitos humanos.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am