China informa que sonda pousou com sucesso em Marte
A China informa ter conseguido aterrissar uma sonda em Marte, tornando-se o terceiro país a fazê-lo após a União Soviética e os Estados Unidos.
A Administração Espacial Nacional da China anunciou que a nave espacial Tianwen-1 aterrissou em Marte após as 23h UTC, na sexta-feira (14).
Espera-se que um rover, transportado pela nave espacial, seja instalado para explorar a superfície do planeta. Somente os EUA tiveram sucesso na exploração planetária em Marte.
A Tianwen-1 foi lançada em julho do ano passado, e está orbitando Marte desde fevereiro.
O presidente chinês, Xi Jinping, disse em uma mensagem de felicitações às pessoas envolvidas que seus esforços colocaram a China entre os países avançados do mundo na exploração interplanetária.
A China está acelerando seus esforços no desenvolvimento espacial em uma tentativa de se tornar uma grande potência aeroespacial. Espera-se que Pequim consiga a liderança até as celebrações do centenário do Partido Comunista Chinês, em julho.
As atividades espaciais em torno de Marte têm se intensificado desde que o planeta se aproximou da Terra em julho do ano passado. Um veículo espacial norte-americano está na superfície de Marte desde fevereiro. Os Emirados Árabes Unidos também colocaram uma espaçonave em órbita ao redor do planeta.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am