Aumentam as preocupações com tensões em Jerusalém
A comunidade internacional está expressando preocupação com a possibilidade de uma nova escalada de confrontos entre a polícia israelense e terroristas palestinos em Jerusalém.
Países, incluindo os Estados Unidos e membros da União Européia, estão pedindo calma para ambos os lados. O Conselho de Segurança da ONU está pronto para discutir que medidas devem ser tomadas.
Desde meados de abril, quando começou o mês santo muçulmano do Ramadã, uma série de confrontos tem ocorrido entre palestinos visitando um local santo muçulmano na Cidade Velha de Jerusalém e as forças de segurança israelenses. Os confrontos deixaram centenas de feridos.
Um novo confronto eclodiu na Cidade Velha, na segunda-feira (10), de manhã. Os palestinos atiraram pedras na polícia israelense que responderam com balas de borracha e granadas atordoantes.
Tais confrontos têm se espalhado por outras áreas.
Do pôr-do-sol de domingo até o pôr-do-sol na segunda-feira (10), Israel marca o “Dia de Jerusalém”, um feriado nacional que comemora o estabelecimento do controle israelense sobre Jerusalém Oriental, incluindo a Cidade Velha.
Celebrações para marcar o dia poderiam resultar em confrontos entre os colonos judeus presentes e os palestinos.
Jerusalém é o lar de locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am