TEPCO está analisando onde liberar água radioativa tratada
O operador da usina nuclear Fukushima Daiichi, danificada, está estudando detalhes de um plano para liberar a água radioativa tratada, que vem se acumulando na usina, para o oceano.
O governo japonês decidiu, no mês passado, iniciar a descarga em cerca de dois anos. A água será diluída para baixar sua concentração de materiais radioativos, como o trítio, para níveis abaixo dos regulamentos nacionais.
Desde então, a Tokyo Electric Power Company – TEPCO, vem estudando detalhes sobre onde liberar a água tratada e como monitorá-la.
Quanto à liberação, a empresa está considerando, principalmente, duas opções – de saídas perto da costa nos reatores No.5 e No.6 da usina Fukushima Daiichi, ou em alto mar, instalando uma tubulação subaquática.
A liberação em alto mar já foi realizada em outras instalações relacionadas com a energia nuclear para águas residuais contendo trítio.
Na usina Fukushima Daiichi, o operador está liberando água subterrânea contendo trítio, coletada ao redor dos edifícios dos reatores, em saídas próximas à costa. A liberação é feita após confirmar que os níveis de trítio estão abaixo dos limites.
A TEPCO disse que tomará decisões solicitando opiniões de autoridades locais e da indústria pesqueira antes de buscar a aprovação da Autoridade de Regulamentação Nuclear.
- Trump volta a criticar Japão por enfraquecer o iene - 25 de abril de 2025 10:15 am
- Doze estados dos EUA processam Trump por tarifas - 25 de abril de 2025 9:56 am
- Ciclistas no Japão terão multas por infrações leves - 25 de abril de 2025 9:50 am