Okinawa marca 49 anos desde o retorno ao governo japonês
A prefeitura de Okinawa marcou o 49º ano desde seu retorno do domínio americano ao país. As pessoas realizaram uma manifestação para pedir a retirada das bases norte-americanas que estão concentradas na província.
Cerca de 40 membros de grupos cívicos e sindicatos de trabalhadores se reuniram no sábado (15), em frente ao Camp Foster do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, também conhecido como Camp Zukeran, onde o exército americano em Okinawa está sediado.
Pessoas de toda a prefeitura, geralmente, participam de uma “Marcha pela Paz” para comemorar o aniversário de 15 de maio. Entretanto, a marcha deste ano foi cancelada devido à pandemia do coronavírus chinês.
Falando em nome dos organizadores, Yamashiro Hiroji disse que 49 anos se passaram rapidamente, mas que a paz sem bases ainda não se materializou em Okinawa. Ele acrescentou que as bases foram, realmente, fortalecidas.
Cerca de 70% da área utilizada exclusivamente pelas forças norte-americanas no Japão está concentrada em Okinawa. Os residentes locais tiveram que suportar o ruído dos aviões, os vôos de baixa altitude e o comportamento indisciplinado do pessoal de serviço dos EUA.
Em uma tentativa de reduzir a carga sobre Okinawa, estão sendo tomadas medidas para transferir a estação aérea Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA para uma área menos povoada dentro da província. O trabalho de aterro está em andamento no local de realocação planejado, ao largo da costa de Henoko, apesar da oposição local.
O governador de Okinawa, Tamaki Denny, planeja chamar os governos japonês e americano para reduzir a área ocupada pelas instalações militares dos EUA em Okinawa para menos de 50% da área total em todo o Japão, no período que antecede o 50º aniversário da reversão no próximo ano.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am