Rússia passa a considerar EUA como país não amigável
O governo russo considerou oficialmente os Estados Unidos um estado “hostil”, proibindo completamente o emprego de pessoal local nas missões diplomáticas dos EUA na Rússia.
A designação, nesta sexta-feira (14), ocorreu como parte da primeira medida de uma ordem executiva assinada pelo presidente russo Vladimir Putin no mês passado.
A ordem limita, severamente, o número de funcionários locais que as missões diplomáticas do país designado podem empregar na Rússia.
A República Tcheca também foi designada um Estado “hostil”, com o número de funcionários russos que ela pode contratar limitado a 19.
Espera-se que as restrições dificultem as operações das missões diplomáticas dos dois países na Rússia.
Acredita-se que a ação contra os EUA seja uma resposta à intensificação das sanções da administração Biden sobre a supressão de opositores pela administração Putin e uma série de ataques cibernéticos contra organizações e empresas do governo dos EUA.
A posição dura de Moscou é vista como uma tentativa de ganhar vantagem antes de uma reunião ministerial de Relações Exteriores bilateral marcada para quinta-feira (20), na Islândia, e a possível primeira cúpula entre Biden e Putin.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am