Ucrânia se compromete a não repetir a tragédia de Chernobyl no aniversário de 35 anos da tragédia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, se comprometeu a nunca mais repetir a tragédia nuclear de Chernobyl de 35 anos atrás.
O acidente ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, no que é hoje a Ucrânia, em 26 de abril de 1986, quando um de seus reatores explodiu.
Cerca de 30 pessoas, incluindo bombeiros, morreram após terem sido expostas a altas doses de radiação. Muitas pessoas sofreram problemas de saúde, incluindo câncer de tireóide que afetou crianças.
Falando na segunda-feira (26), em um evento para comemorar o 35º aniversário, Zelenskiy se comprometeu a reforçar as medidas de segurança, a fim de evitar uma recorrência.
Em uma cidade que foi construída após o desastre para abrigar trabalhadores da usina nuclear, as pessoas depositaram flores e acenderam velas à 1:24 da manhã, hora local, no momento em que ocorreu o acidente.
Meses após o acidente, uma caixa de concreto armado chamada sarcófago foi construída ao redor do prédio do reator para conter material radioativo. A barreira foi enclausurada por um abrigo de aço em 2019.
Ainda não está claro como a instalação poderá ser desativada.
- EUA condenam uso de míssil balístico russo na ONU - 13 de janeiro de 2026 11:03 pm
- Khamenei alerta EUA enquanto protestos no Irã ultrapassam 640 mortos - 13 de janeiro de 2026 10:53 pm
- Equipe multilateral alerta para ameaça cibernética da Coreia do Norte - 13 de janeiro de 2026 10:05 pm
















