Tropas americanas no Afeganistão deverão se retirar até 11 de setembro
Um alto funcionário da administração do Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que planeja retirar as tropas americanas do Afeganistão até 11 de setembro.
O funcionário revelou o plano aos repórteres por telefone, sob condição de anonimato, na terça-feira (13). O prazo anunciado marca o 20º aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos.
A decisão perderia o prazo de 1º de maio estabelecido sob o acordo de paz celebrado em fevereiro do ano passado, entre o Talibã e a administração americana do então presidente Donald Trump.
O oficial disse: “Não há solução militar para os problemas que assolam o Afeganistão”, e enfatizou que os EUA se concentrariam em apoiar as conversações de paz.
O alto funcionário sugeriu uma mudança de foco para as as ameças mais sérias à segurança enfrentadas pelos EUA, incluindo a competição com a China. O oficial enfatizou a necessidade de investir pessoal e recursos em áreas prioritárias.
Quanto ao potencial para um ressurgimento da Al-Qaeda e de outros grupos terroristas no Afeganistão após a retirada dos EUA, o oficial disse que os militares estarão atentos.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am