Taiwan relata a maior penetração da China na Zona de Identificação de Defesa Aérea do país
Taiwan informa que 25 aeronaves militares chinesas, incluindo caças e bombardeiros, entraram em sua Zona de Identificação de Defesa Aérea – air defense identification zone, ADIZ, na segunda-feira (12).
É a maior ação desse tipo, levado a efeito em um dia, pelos militares chineses desde que o Ministério da Defesa de Taiwan começou a liberar dados no formato atual, em setembro do ano passado.
Os funcionários do ministério disseram que a aeronave chinesa voou para a DIZ a partir do espaço aéreo chinês e voltou pela mesma rota. A zona está situada sobre as águas a sudoeste de Taiwan.
Militares chineses intensificaram suas atividades nos céus a sudoeste de Taiwan, com suas aeronaves aparecendo, recentemente, quase diariamente.
As autoridades de segurança de Taiwan alegaram, na legislatura do início deste mês, que Pequim está tentando acabar com os recursos de defesa de Taiwan.
A China também está procurando aumentar seu domínio sobre uma rota que leva ao Canal Bashi entre Taiwan e as Filipinas.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am

