Suga e Biden confirmam o fortalecimento dos laços bilaterais
O Primeiro Ministro japonês, Suga Yoshihide, e o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encerraram as negociações de cúpula na Casa Branca nesta sexta-feira (16).
É a primeira vez que Biden conversa pessoalmente com um líder estrangeiro desde que tomou posse.
Biden disse que: “Os Estados Unidos e o Japão têm uma grande agenda à nossa frente. E somos duas democracias importantes na região Indo-Pacífico, e nossa cooperação é vital, em minha opinião e penso que em ambas, para enfrentar os desafios que nossas nações têm pela frente e garantir o futuro da região para permanecer livre, aberta e próspera”.
Suga disse: “Gostaria de reafirmar os fortes laços entre o Japão e os Estados Unidos. Gostaria de discutir uma região Indo-Pacífico livre e aberta e vários outros desafios. Também gostaria de falar sobre o novo coronavírus chinês, as mudanças climáticas e outras questões que enfrentam a comunidade internacional e reafirmar a cooperação entre o Japão e os Estados Unidos”.
Eles também emitirão uma declaração formal.
Um funcionário americano disse que Washington deseja que se refira à paz e estabilidade no Estreito de Taiwan. Seria a primeira vez que uma declaração conjunta dos dois lados tocaria no assunto Taiwan em mais de meio século.
As questões econômicas, provavelmente, estariam na agenda. O funcionário dos EUA disse que o Japão e os EUA investirão 2 bilhões de dólares em telecomunicações 5G e outras tecnologias para combater a crescente influência da China.
Os dois líderes também deveriam discutir a segurança nacional, as mudanças climáticas e os supostos abusos dos direitos humanos da China contra os muçulmanos uyghur e outras minorias étnicas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















