Regulador nuclear do Japão proíbe a TEPCO de transferir combustível em usina nuclear
O regulador nuclear japonês decidiu proibir o operador da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa de transferir o combustível armazenado no local ou carregá-lo em reatores.
A ação da Autoridade de Regulamentação Nuclear – NRA, nesta quarta-feira (14), tem como objetivo corrigir as violações de segurança nas medidas antiterroristas na usina, na Prefeitura de Niigata.
O operador da usina, a Tokyo Electric Power Company – TEPCO, espera reiniciar a instalação, mas não pode fazê-lo a menos que os problemas sejam resolvidos.
A autoridade havia constatado que os sensores para detecção de intrusos na usina estavam inoperantes desde março do ano passado e que as medidas alternativas postas em prática eram insuficientes.
Em setembro passado, um funcionário da TEPCO entrou na sala de controle central da fábrica usando o cartão de identificação de outro funcionário.
O NRA também decidiu realizar verificações de acompanhamento das respostas da TEPCO antes da data limite em setembro para que a empresa apresentasse um relatório sobre o que causou os incidentes e medidas para evitar a recorrência.
O caso é o primeiro em que o órgão regulador ordenou uma ação corretiva em uma concessionária que administra uma usina nuclear.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















