Tsai de Taiwan reúne-se com delegação não oficial dos EUA
A Presidente de Taiwan se reuniu a delegação não oficial dos EUA em Taipei. Tsai Ing-wen agradeceu à administração do Presidente dos EUA, Joe Biden, por enfatizar, repetidamente, a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan.
Tsai manteve conversações com a delegação no escritório presidencial nesta quinta-feira (15). A reunião ocorreu em um momento em que os militares chineses estão intensificando as atividades em torno de Taiwan.
A delegação é composta pelos ex-secretários de Estado adjuntos Richard Armitage e James Steinberg e o ex-senador democrata Chris Dodd. Eles viajaram para Taiwan a pedido de Biden.
No início das conversações, Tsai saudou a primeira missão dos EUA desde que Biden tomou posse, dizendo que isso demonstra que os laços entre Taiwan e os Estados Unidos continuam a se aprofundar.
Ela se referiu ao aumento das atividades militares chinesas na região, e disse que Taiwan está disposta a trabalhar com os países que pensam da mesma maneira, incluindo os EUA, para salvaguardar a paz e a estabilidade do Indo-Pacífico.
O ex-senador Dodd disse em resposta que está confiante que a administração Biden ajudará Taiwan a expandir seu espaço internacional e apoiará seu investimento em autodefesa.
O governo Biden, recentemente, emitiu novas diretrizes para permitir que os funcionários dos EUA possam interagir mais livremente com seus homólogos de Taiwan.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am

