Porta-aviões chinês passa entre as ilhas de Okinawa
O Ministério da Defesa do Japão informou que um porta-aviões chinês navegou entre duas ilhas da Província de Okinawa, no sudoeste do Japão. Esta é a primeira passagem confirmada através da área por um porta-aviões chinês desde abril passado.
O ministério disse que a Força Marítima de Autodefesa confirmou que o Liaoning, acompanhado por outros cinco navios, fez o trânsito de sábado (3) a domingo (4).
Os navios entraram do Mar da China Oriental, e passaram entre a ilha principal de Okinawa e a ilha Miyakojima, antes de entrar no Oceano Pacífico.
O ministério disse que os navios não violaram as águas territoriais japonesas, e que nenhum avião decolou ou pousou no porta-aviões.
Esta é a sexta vez que um porta-aviões chinês navegou através das águas entre as duas ilhas.
Os cinco navios que acompanhavam o porta-aviões incluíam um navio de reabastecimento e um destróier de mísseis Renhai-Class. O contratorpedeiro de última geração foi avistado navegando em águas próximas ao Japão pela primeira vez no mês passado.
Fontes do ministério disseram que o grupo de ataque pode permanecer no mar por algum tempo para realizar uma perfuração.
O ministério está analisando o propósito da navegação e está mantendo estreita vigilância, citando a crescente atividade dos militares chineses em mar aberto.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















