ONU apela para o cessar-fogo no Afeganistão à medida que aumentam as baixas
A ONU está pedindo o fim imediato da violência no Afeganistão, uma vez que as vítimas têm aumentado nos últimos meses.
Um relatório emitido pela Missão de Assistência da ONU no Afeganistão, nesta quarta-feira (14), informa que 573 civis foram mortos nos primeiros três meses deste ano. Outros 1.210 ficaram feridos.
O número subiu cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os ataques do Talibã, anti-governamental, foram responsáveis por 43,5% das baixas, e as operações militares das forças de segurança afegãs por 25%. Mais de um terço dos mortos e feridos eram crianças.
O governo afegão e o Talibã estão em negociações de cessar-fogo desde setembro passado, mas os dois lados continuam em desacordo sobre as condições para uma trégua.
A administração americana do presidente Joe Biden anunciou planos de retirar todas as tropas americanas do Afeganistão até 11 de setembro.
- Takaichi e Macron visitam startup espacial em Tóquio - 3 de abril de 2026 11:41 am
- Reino Unido sedia cúpula global sobre o Estreito de Ormuz - 3 de abril de 2026 11:29 am
- Navio de pesquisa chinês deixa ZEE do Japão após suspeita de invasão - 3 de abril de 2026 9:45 am






















