Nepal completa seis anos do devastador terremoto de 2015
A população do Nepal marcou seis anos, neste domingo (25), desde que um devastador terremoto sacudiu o país. Após o desastre, muitos sobreviventes ainda não conseguiram levantar os fundos necessários para reconstruir suas casas.
Estima-se que 9.000 pessoas perderam suas vidas devido ao terremoto de magnitude 7,8 e aos tremores secundários.
O contínuo surto de coronavírus chinês forçou o cancelamento de uma cerimônia memorial patrocinada pelo governo no domingo, na capital Kathmandu.
Ainda assim, parentes das vítimas visitaram o local para oferecer orações.
Os terremotos danificaram cerca de 900.000 edifícios, ou cerca de 20% de todas as estruturas no Nepal.
O governo disse que os esforços de reconstrução têm progredido, já que mais de 90% dos sobreviventes receberam subsídios desde os terremotos.
Mas os montantes não cobrem os custos de reconstrução de casas danificadas, deixando os sobreviventes lutando para conseguir o restante eles mesmos.
Um residente, de 45 anos, em um subúrbio de Kathmandu disse que precisa de mais de 66.000 dólares para reconstruir sua residência, de quatro andares. O terceiro e quarto andares foram destruídos pelos terremotos.
O homem disse que até agora ele só conseguiu receber um subsídio equivalente a cerca de um centésimo da quantia necessária. Ele não teve outra opção senão viver na casa danificada, pois não conseguiu assegurar os fundos necessários para a reconstrução.
O homem disse que as paredes de sua residência permaneceram parcialmente desmoronadas desde os terremotos, e sofreram danos adicionais devido às tempestades. Ele disse que o governo não está disposto a ajudar seu povo.
- EUA ampliam sanções contra familiares e aliados de Maduro - 21 de dezembro de 2025 8:25 am
- Japão e Ásia Central firmam pacto para cooperação estratégica - 21 de dezembro de 2025 8:18 am
- Kamado reúne público multicultural em noite acústica especial - 21 de dezembro de 2025 7:18 am
















