Ministros das Relações Exteriores do Japão e da China realizam conversações telefônicas
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu, e seu homólogo chinês, Wang Yi, mantiveram conversações por telefone, nesta segunda-feira (5) à noite.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse que Motegi expressou esperança de progresso em uma ampla gama de questões bilaterais, particularmente porque o próximo ano marca o 50º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre os países.
Motegi também expressou preocupação com uma nova lei chinesa que permite que a guarda costeira do país utilize armas, e com o aumento das atividades de Pequim nos mares do Leste e do Sul da China.
Ele também disse que está preocupado com a situação em Hong Kong e com as questões de direitos humanos em Xinjiang e instou Pequim a tomar medidas concretas.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Wang concordou com Motegi que seus países se apoiariam mutuamente na realização dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio e dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
Wang também disse que Pequim está disposta a ajudar a melhorar os sentimentos que os japoneses e chineses têm um em relação ao outro antes do 50º aniversário.
O ministério, entretanto, disse Wang, advertiu Tóquio contra a interferência nos assuntos internos da China, como os que dizem respeito a Hong Kong e à Região Autônoma Xinjiang Uygur.
Wang disse a Motegi que o Japão é obrigado a cumprir um tratado de paz e amizade que assinou com a China, embora o país seja um aliado dos EUA.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















