Líderes da ASEAN chegam a Jacarta para as conversações sobre Myanmar
Líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, se reunirão na Indonésia neste sábado (24) para discutir a crise em Myanmar. O foco será se a ASEAN pode enviar uma mensagem unida instando a junta militar de Myanmar a melhorar a situação no país.
A reunião, em nível de cúpula, será realizada no secretariado da ASEAN em Jacarta. Ela acontece cerca de um mês depois que o presidente da Indonésia chamou os membros para discutir a crise. Vários líderes de países membros, incluindo o Vietnã, chegaram na sexta-feira (23). O líder militar de Myanmar, a General Sênior Min Aung Hlaing, deve comparecer.
Enquanto isso, o Governo de Unidade Nacional, ou NUG, formado por um grupo de legisladores destituídos, pede à ASEAN que a reconheça como a autoridade legítima em Myanmar. O grupo inclui legisladores do partido da Liga Nacional para a Democracia de Aung San Suu Kyi.
Os militares emitiram mandados de prisão para 26 pessoas, incluindo todos aqueles nomeados como ministros pelo NUG. O grupo disse que um governo rival ilegal estava sendo formado para subverter o principal órgão decisório estabelecido pelos militares, de acordo com a constituição.
Fontes dizem que a ASEAN espera mediar entre os militares de Myanmar e o NUG para abrir o caminho para o diálogo entre os dois para quebrar o impasse.
A enviada especial da ONU para Myanmar, Christine Schraner Burgener, está em Jacarta. Ela se encontrou com o Ministro das Relações Exteriores da Indonésia para discutir a situação em Myanmar na sexta-feira (23).
Uma porta-voz da ONU disse que a enviada está buscando o diálogo com todas as partes e que ela tem estado em contato com os militares de Myanmar.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am