Líder militar de Myanmar disposto a participar da cúpula da ASEAN
O líder militar de Myanmar, General Sênior Min Aung Hlaing, está, alegadamente, expressando sua intenção de participar de uma cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou Association of Southeast Asian Nations – ASEAN.
O Ministério das Relações Exteriores da Tailândia revelou essa intenção no sábado (16).
Os membros da ASEAN estão organizando sua cúpula na capital da Indonésia, Jacarta, no próximo sábado, para discutir suas respostas à situação em Myanmar.
Um grupo de direitos humanos em Myanmar Informa que as forças de segurança abriram fogo, neste sábado (16), contra manifestantes anti-golpe na cidade de Mandalay, e nas áreas próximas, deixando duas pessoas mortas.
O grupo disse que 730 pessoas foram mortas desde o golpe militar em 1º de fevereiro.
Após a revelação de que o líder militar está disposto a se juntar à cúpula da ASEAN, a população de Myanmar que protesta contra o golpe foi às mídias sociais para expressar sua oposição. Alguns dizem que o general sênior não é um representante nacional, enquanto outros questionam se a ASEAN aprovaria o governo militar.
No mês passado, os ministros das Relações Exteriores dos países da ASEAN realizaram uma reunião informal para discutir a situação em Myanmar. Mas a declaração de seu presidente apenas disse que os ministros expressaram “a disponibilidade da ASEAN para ajudar Myanmar de forma positiva, pacífica e construtiva”.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am