GSDF realizará exercícios com forças americanas e francesas
A Força de Auto-Defesa Terrestre do Japão, ou Japan’s Ground Self-Defense Force – GSDF, realizará exercícios conjuntos com o exército francês e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA no próximo mês. Será a primeira vez que o GSDF e o exército francês realizarão exercícios juntos no Japão.
O Ministério da Defesa disse que os exercícios serão realizados de 11 a 17 de maio, e que serão realizados, principalmente, no campo de treinamento de Kirishima, que abrange as prefeituras de Miyazaki e Kagoshima no oeste do Japão.
O ministério disse que a brigada anfíbia do GSDF participará dos exercícios. A Brigada Anfíbia de Desdobramento Rápido é especializada em operações de desembarque costeiro, que seriam necessárias se as ilhas remotas do Japão fossem invadidas.
O ministério diz que os participantes de cada país irão rever os procedimentos para as operações de desembarque. Diz que helicópteros SDF e a aeronave tilt-rotor Osprey dos Fuzileiros Navais dos EUA serão utilizados nos exercícios.
O ministério diz que os participantes também planejam praticar a invasão de edifícios. O exército francês tem experiência na guerra anti-terrorista.
Acredita-se que os exercícios trilaterais tenham como objetivo demonstrar que o Japão está intensificando a cooperação não apenas com os Estados Unidos, mas também com vários países, tendo em vista a crescente assertividade marítima da China.
A França tem interesse no Indo-Pacifico, onde possui territórios ultramarinos. Paris, aparentemente, decidiu participar dos exercícios conjuntos como uma forma de exibir sua bandeira militar na região, tendo em vista as ações da China.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















