Governador de Fukui espera por aprovação para reinício da usina nuclear
O governador da Província de Fukui, no Japão, deve anunciar sua decisão sobre a extensão da vida operacional de três reatores nucleares envelhecidos.
Os reatores nº 1 e nº 2 da usina nuclear de Takahama e o reator nº 3 da usina nuclear de Mihama estão em serviço há mais de 40 anos. Atualmente, todos eles estão desligados.
Após o acidente de Fukushima Daiichi em 2011, as autoridades japonesas limitaram a vida operacional de qualquer reator a 40 anos. Em casos excepcionais, eles estenderão o período até 60 anos se as instalações, assim como os planos dos operadores para garantir sua segurança, forem aprovados pelos reguladores.
A Autoridade de Regulamentação Nuclear já aprovou as medidas de segurança para os reatores. E a assembléia municipal, na semana passada, aceitou o reinício dos reatores.
Após a decisão da assembléia, o governador, Sugimoto Tatsuji, realizou reuniões on-line na terça-feira (27), com o ministro da Indústria e o presidente da Companhia de Energia Elétrica de Kansai. A KEPCO é a operadora das duas usinas.
Sugimoto analisou os planos de segurança da KEPCO e a futura política nuclear do governo.
A KEPCO quer reiniciar qualquer um dos reatores, pois eles estão prontos para voltar on-line após a decisão do governador.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















