Funcionários do Ministério da Saúde testam positivo após a festa
O Ministério da Saúde do Japão informa que três de seus funcionários apresentaram positivo para o coronavírus chinês após participarem de uma festa de despedida no mês passado em um restaurante em Tóquio.
Um total de 23 funcionários do Departamento de Saúde e Bem-Estar dos Idosos participaram da festa em 24 de março.
Alguns deles ficaram até quase meia-noite, apesar de um pedido do governo metropolitano de Tóquio para que os restaurantes fechassem às 21 horas.
O ministério informa que três pessoas que estavam na festa foram confirmadas com o coronavírus chinês.
Outras três pessoas que não compareceram também apresentaram teste positivo.
Os funcionários têm relatado febre e outros sintomas desde o último fim de semana. O ministério disse que não está claro se as infecções estão ligadas à festa. O escritório local de saúde pública está traçando a rota da infecção.
A divulgação forçou, efetivamente, a saída um chefe de seção de seu posto e levou o ministro da saúde, Tamura Norihisa, a abrir mão de dois meses de seu salário ministerial.
Tamura pediu desculpas novamente pelo partido. Falando na Dieta nesta quinta-feira (8), ele admitiu que três das pessoas infectadas tinham comparecido à festa, mas disse que cabe ao escritório de saúde pública decidir onde e como contraíram o vírus.