EUA e Irã preparam-se para negociações indiretas de acordos nucleares
Estados Unidos e Irã estão dispostos a realizar conversações indiretas na Áustria como parte dos esforços para salvar o acordo nuclear de 2015 entre Teerã e as potências mundiais.
As conversações estão agendadas para terça-feira (6), em Viena, através de intermediários, incluindo a União Européia.
O acordo está em suspenso desde que a administração do ex-presidente Donald Trump retirou os EUA, em 2018, e retomou as sanções ao Irã. Teerã respondeu acelerando o desenvolvimento nuclear.
Os dois países têm estado em desacordo sobre como levantar as sanções e limitar o programa nuclear do Irã.
As delegações dos EUA e do Irã não manterão conversações diretas, mas dialogarão separadamente com mediadores, com o objetivo de conseguir um avanço nas negociações.
Em uma entrevista com a NHK, um alto funcionário do governo iraniano revelou que Teerã recebeu uma proposta do lado americano sobre como avançar.
O funcionário enfatizou a importância de ambos os lados estabelecerem um cronograma para executar os passos necessários para reavivar o acordo.
As tensões militares entre os EUA e o Irã aumentaram desde que Washington se retirou do acordo. As conversações de Viena poderiam marcar um passo no sentido de restabelecer a relação tensa e colocar o acordo em andamento novamente.
- Festival Japão-Coreia celebra 60 anos de laços diplomáticos - 28 de setembro de 2025 2:37 am
- Kim Jong Un reforça foco em segurança com armas nucleares - 28 de setembro de 2025 2:29 am
- Reconstrução em Mianmar avança lentamente após terremoto - 28 de setembro de 2025 2:20 am