EUA duplicarão a ajuda climática para as nações em desenvolvimento
O presidente americano, Joe Biden disse que seu país duplicará a ajuda climática para as nações em desenvolvimento até 2024, em comparação com o que fez sob o governo do ex-presidente Barack Obama.
Biden fez um discurso em uma sessão da cúpula climática on-line na quinta-feira (22). Líderes de 40 países estão participando da cúpula organizada pelo presidente dos EUA.
Biden disse que para enfrentar a mudança climática, eles “devem começar com o reconhecimento de que cada nação tem uma responsabilidade e que cada nação está em risco”.
Ele disse: “Boas idéias e boas intenções não são suficientes. Precisamos garantir que o financiamento esteja lá, tanto público quanto privado”, para ajudar as nações em desenvolvimento a enfrentar a mudança climática.
Biden disse que os Estados Unidos duplicarão seu financiamento público anual do clima para os países em desenvolvimento até 2024, em comparação com o nível médio durante a segunda metade da administração Obama, do ano fiscal de 2013 até 2016.
Nos termos do acordo climático de Paris, os países desenvolvidos são exortados a oferecer um total de 100 bilhões de dólares anuais aos países em desenvolvimento. Mas o financiamento real ficou aquém desse objetivo, o que levou as Nações Unidas a exigir mais contribuições.
A Casa Branca disse, em uma declaração, que os EUA cortaram significativamente os fundos para as nações em desenvolvimento sob o predecessor de Biden, Donald Trump.
Ela disse que o governo compreende a necessidade de restabelecer a liderança dos EUA na diplomacia internacional do clima.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am