Estado de emergência do coronavírus chinês entra em vigor em partes do Japão
O terceiro estado de emergência do Japão para conter o número crescente de casos de coronavírus chinês entrou em vigor na capital do país e em três prefeituras ocidentais.
A declaração estará em vigor por pouco mais de duas semanas até 11 de maio em Tóquio, Osaka, Hyogo e Kyoto.
O número de casos diários nessas prefeituras não parou de aumentar. Tóquio relatou o maior número de casos neste sábado (24), desde que o segundo estado de emergência foi levantado. Osaka registrou mais de 1.000 casos pelo quinto dia consecutivo. As infecções em Hyogo e Kyoto atingiram o maior número de casos.
O governo planeja conter um forte aumento das infecções de variantes em um curto período de tempo, solicitando fortes restrições durante uma semana de férias anual.
Os bares e restaurantes que servem álcool ou oferecem karaoke estão sendo solicitados a fechar temporariamente. O mesmo pedido está sendo feito para grandes instalações comerciais, tais como shopping centers e lojas de departamento.
O governo também está pedindo às pessoas que se abstenham de saídas não essenciais e viagens para e de áreas onde o número de casos está aumentando.
Está pedindo aos empregadores que tenham pessoas que trabalhem em casa e os incentivem a tirar férias durante o período de férias, de modo que o número de trabalhadores que se deslocam para o trabalho possa ser reduzido em 70%.
A primeira declaração, emitida em abril passado, esteve em vigor por cerca de um mês e meio antes de ser levantada para todas as prefeituras. A segunda, emitida em janeiro deste ano, esteve em vigor por cerca de dois meses e meio.
Alguns especialistas disseram que um período de duas semanas é muito curto para avaliar quão eficazes as medidas foram. O governo está sendo testado sobre se pode aplanar a curva da pandemia o suficiente para levantar a declaração em um curto período de tempo.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am