Especialistas aprovam plano para declarar emergência em partes do Japão
É provável que partes do Japão comemorem seu segundo ano do feriado de primavera sob um estado de emergência. O painel de especialistas do governo aprovou um plano envolvendo as prefeituras de Tóquio, Osaka, Hyogo e Kyoto, que poderá entrar em vigor no feriado de Golden Week.
As infecções estão aumentando em dois dos principais centros urbanos do Japão, onde variantes mais contagiosas estão se espalhando.
O Ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, responsável pela resposta ao coronavírus chinês, disse: “A menos que tomemos medidas mais rigorosas, não poderemos conter essas variantes que são mais contagiosas”.
O estado de emergência entrará em vigor no domingo e durará até 11 de maio.
Espera-se que o governo decida, formalmente, sobre o plano em uma reunião de força-tarefa nesta sexta-feira (23), depois que ele for apresentado à Dieta. O primeiro-ministro, Suga Yoshihide, realizará uma conferência de imprensa à noite para explicar os detalhes.
O governo planeja pedir aos bares e restaurantes dessas prefeituras que servem álcool ou oferecem karaoke para fechar. Os serviços de metrô e ônibus serão reduzidos.
A Prefeitura de Osaka teve o maior número de infecções diárias no país, nesta quinta-feira (22), com mais de 1.100 novos casos. A contagem já ultrapassou 1.000 por 3 dias consecutivos.
E em Tóquio, as autoridades relataram 861 novos casos na quinta-feira, a maior contagem diária desde que o segundo estado de emergência foi levantado.
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am