6.2 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/18  4:35
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coágulos de sangue são “efeitos colaterais muito raros” da vacina Johnson & Johnson diz União Européia

Os reguladores de medicamentos da União Européia concluíram que coágulos de sangue com plaquetas sanguíneas baixas devem ser listados como "efeitos colaterais muito raros" da vacina contra o coronavírus chinês da Johnson & Johnson em suas informações de produto.

Coágulos de sangue são “efeitos colaterais muito raros” da vacina Johnson & Johnson diz União Européia

Os reguladores de medicamentos da União Européia concluíram que coágulos de sangue com plaquetas sanguíneas baixas devem ser listados como “efeitos colaterais muito raros” da vacina contra o coronavírus chinês da Johnson & Johnson em suas informações de produto.

Mais de 7 milhões de pessoas receberam a vacina nos Estados Unidos, e oito casos de coágulos de sangue no cérebro e em outras partes do corpo foram relatados, incluindo um caso fatal.

A Agência Européia de Medicamentos, ou EMA, divulgou os resultados de seu estudo na terça-feira (20).

Os coágulos de sangue, incomuns, foram associados a baixos níveis de plaquetas sanguíneas, e os casos são muito semelhantes aos que ocorreram com a vacina AstraZeneca.

A EMA disse que todos os oito casos ocorreram em pessoas com menos de 60 anos de idade, dentro de três semanas após a vacinação, a maioria em mulheres, mas que os fatores de risco específicos não foram confirmados.
.
Disse que uma explicação plausível para o sintoma é uma resposta imune.

A agência diz, entretanto, que os benefícios gerais da vacina na prevenção do coronavírus chinês superam o risco de efeitos colaterais.

Ela pede que o público procure atenção médica urgente se tiver sintomas como falta de ar, dor no peito e inchaço na perna, dentro de três semanas após a vacinação.

Após o anúncio da EMA, a Johnson & Johnson divulgou uma declaração, alertando os profissionais de saúde para os sinais e sintomas dos coágulos de sangue com plaquetas baixas, como um evento adverso muito raro.

A empresa disse: “A segurança e o bem-estar das pessoas que utilizam nossos produtos é nossa prioridade número um”.

Também disse: “Acreditamos firmemente nos benefícios positivos de nossa vacina contra o coronavírus chinês, de dose única, facilmente transportável”, e que “estamos comprometidos com o acesso equitativo e a levar ao público uma vacina contra o coronavírus chinês acessível”.