China realiza exercício naval perto de Taiwan
Um grupo de ataque liderado pelo porta-aviões chinês Liaoning, realizou um exercício naval em águas próximas a Taiwan.
O porta-voz do Exército de Libertação do Povo Chinês, Gao Xiucheng, anunciou nesta segunda-feira (5), que o exercício fazia parte de um treinamento regular, programado anualmente.
Gao também disse que o exercício tinha como objetivo examinar as realizações do grupo de porta-aviões e aumentar sua capacidade de salvaguardar a soberania, a segurança e os interesses nacionais.
O porta-voz disse que exercícios semelhantes seriam realizados regularmente no futuro.
O Ministério da Defesa do Japão tem estado em alerta desde que confirmou que o Liaoning, acompanhado por outros cinco navios, navegou entre duas ilhas japonesas para o Oceano Pacífico durante o fim de semana.
O último exercício é visto como uma tentativa da China de mostrar sua força naval em um momento em que a administração do Presidente dos EUA Joe Biden parece estar aumentando seu envolvimento em Taiwan.
No mês passado, um porta-voz da Casa Branca disse aos repórteres que os EUA “continuariam a ajudar Taiwan a manter uma capacidade suficiente de autodefesa”.
Os chefes estrangeiros e de defesa do Japão e dos Estados Unidos reafirmaram, recentemente, a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am

