13 C
Kōnan
sábado, 8 de maio de 2021

China e Coréia do Sul criticam oferta no Santuário Yasukuni

A China criticou a oferta que o primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, fez ao Santuário Yasukuni em Tóquio para marcar o início do seu festival da primavera.

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

China e Coréia do Sul criticam oferta no Santuário Yasukuni

A China criticou a oferta que o primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, fez ao Santuário Yasukuni em Tóquio para marcar o início do seu festival da primavera.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, criticou o ato em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (21), depois que Suga enviou uma planta em vaso para o santuário, sob seu título de primeiro-ministro.

Wang disse que Yasukuni consagra criminosos de guerra de classe A da Segunda Guerra Mundial, e que a China se opõe fortemente à atitude errada dos líderes políticos japoneses.

Ele disse que a China pede ao Japão que olhe diretamente para sua história de agressão, reflita sobre ela e trabalhe para conquistar a confiança de seus vizinhos asiáticos e da comunidade internacional através de ações.

A Coréia do Sul também expressou profundo desapontamento e pesar.

O Ministério das Relações Exteriores do país publicou um comentário do porta-voz na quarta-feira.

Ele expressa “profundo desapontamento e pesar pelo fato de líderes do governo e da Dieta Nacional do Japão terem mais uma vez enviado uma oferta e prestado respeito no Santuário Yasukuni que glorifica a história do Japão de opressão colonial e guerra de agressão”.

A declaração exorta “os líderes do Japão a enfrentarem a história de forma direta” e “demonstrarem através da ação sua humilde reflexão e seu sincero remorso pela história passada do Japão”.

Ela diz que o Japão deve “ter em mente que estes são os alicerces para o desenvolvimento orientado para o futuro” das relações bilaterais.

O Santuário Yasukuni homenageia os mortos do Japão em conseqüência da guerra. Entre os lembrados estão os líderes condenados por crimes de guerra após a Segunda Guerra Mundial.

SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - BRASIL

Brasil: Leilão do 5G deve ocorrer em meados de julho, diz...

0
Brasil: Leilão do 5G deve ocorrer em meados de julho, diz secretário O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, disse nesta quarta-feira...
Translate »