5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  8:02
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Austrália cancela acordo “Belt and Road” com a China

A Austrália parece disposta a cancelar dois acordos selados entre seu estado de Victoria e a China sobre cooperação com a iniciativa de Beijing's Belt e Road.

Austrália cancela acordo “Belt and Road” com a China

A Austrália parece disposta a cancelar dois acordos selados entre seu estado de Victoria e a China sobre cooperação com a iniciativa de Beijing’s Belt e Road.

A Ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, divulgou nesta quarta-feira (21), uma declaração avisando que um memorando de 2018 e um acordo de 2019 selado entre o governo de Victoria e a China seriam cancelados.

A declaração diz que Payne considera estes acordos incompatíveis com a política externa da Austrália ou adversos às relações exteriores da nação.

O anúncio ocorre quando um novo esquema entrou em vigor na Austrália, no ano passado, permitindo ao governo federal rever os acordos alcançados com outras nações pelos estados e municípios do país.

Os vínculos entre a Austrália e a China se agravaram depois que a Camberra pediu uma investigação independente sobre a origem do coronavírus no ano passado.

A Embaixada chinesa em Camberra divulgou uma declaração no mesmo dia, classificando o ato de “outro movimento irracional e provocador do lado australiano contra a China”.

A declaração de Payne também pede que os acordos assinados entre Victoria e Irã, assim como Victoria e Síria, sejam rescindidos.