Atletas dos jogos olímpicos poderão treinar desde o primeiro dia no Japão
O governo do Japão poderá permitir que atletas e treinadores visitantes comecem a treinar para as Olimpíadas e Paraolímpicas de Tóquio desde seu primeiro dia no país, se satisfizerem determinadas condições.
Autoridades governamentais e organizadores dos Jogos de Tóquio têm estudado medidas adicionais para evitar a propagação de variantes mais contagiosas do coronavírus chinês.
O governo está considerando exigir que atletas e treinadores façam duas vezes o exame PCR ou testes de antígeno dentro de 96 horas antes de partir para o Japão e outro teste nos aeroportos quando chegarem ao país. Em princípio, os atletas e treinadores teriam que fazer testes de vírus todos os dias após a sua entrada no Japão.
O governo diz que os atletas e treinadores visitantes teriam que limitar o escopo das atividades a seus alojamentos, e locais de treinamento e eventos. Eles também teriam que apresentar planos de atividades e compromissos por escrito, mostrando onde planejam visitar e os métodos de transporte, e dar atualizações sobre sua saúde.
O governo também está considerando pedir ao pessoal das organizações esportivas e dos meios de comunicação que se isolem por 14 dias após a sua entrada no Japão. Mas diz que se isto afetar as operações dos Jogos, o período de auto-isolamento seria reduzido de zero a três dias com severas restrições de viagem.
O governo disse que os atletas e outras partes interessadas que não obedecem a estas regras seriam obrigados a permanecer em seus alojamentos por 14 dias ou seriam privados de seus documentos de identidade para os Jogos.
O governo planeja realizar conversações com os organizadores dos eventos e o governo metropolitano de Tóquio já nesta quarta-feira (28), para decidir sobre medidas antivírus adicionais.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am