4.3 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  12:00
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aplicações de vacina começam a mudar a maré nos EUA, Reino Unido

O número total de casos do coronavírus chinês em todo o mundo já ultrapassou 130 milhões.

Aplicações de vacina começam a mudar a maré nos EUA, Reino Unido

O número total de casos do coronavírus chinês em todo o mundo já ultrapassou 130 milhões.

A Índia tem o terceiro maior número, e está registrando um novo pico. Os EUA têm a maior quantidade, com cerca de 30 milhões. Mas os novos casos estão começando a diminuir e a aplainar. O ritmo da aplicação das vacinas tem muito a ver com as diferentes imagens.

Os casos na Índia têm aumentado desde o mês passado. Mais de 80.000 novas infecções por dia estão sendo relatadas este mês. O número, no domingo ultrapassou 90.000.

O estado de Maharashtra tem sido duramente atingido. Cerca de 50.000 novos casos estão sendo relatados diariamente.

Um médico japonês, que trabalha na região da capital da Índia, disse que os profissionais médicos não são capazes de tratar todos os pacientes.

Ela disse: “A situação em Mumbai se deteriorou drasticamente na última semana. Ouvi dizer que os pacientes estão esperando duas horas para serem admitidos nas urgências, e 200 pessoas estão esperando para serem tratadas nos cuidados intensivos. Acho que o sistema médico entrou em colapso”.

O governo indiano iniciou seu programa de vacinação em janeiro. Mas apenas cerca de 5% das 1,3 bilhões de pessoas do país receberam sua primeira dose até o momento.

Para vacinar mais pessoas, o governo expandiu o programa, baixando a exigência de idade para 45 anos.

Enquanto isso, nos EUA, a contagem diária de casos está muito abaixo de seu pico de mais de 300.000 no início de janeiro. Novas infecções parecem estar se estabilizando em uma faixa de cerca de 40.000 a 70.000 por dia.

As vacinações estão avançando rapidamente. Cerca de 20% da população adulta dos EUA já foi totalmente vacinada. As autoridades sanitárias disseram, nesta sexta-feira (2), que as pessoas totalmente vacinadas podem viajar domesticamente sem ter que fazer testes ou auto-quarentena.

A Grã-Bretanha também tem se movimentado rapidamente com as vacinações. Cerca de 46% da população já recebeu pelo menos a primeira dose.

A Grã-Bretanha relatou apenas 10 mortes em uma recente contagem diária. Mais de 1.800 estavam sendo relatadas em janeiro.

É um sinal de esperança de que os países com vacinas bem encaminhadas estão começando a vencer a luta contra o vírus.