Surgem novos casos de coronavírus chinês em todo o Japão
O governo metropolitano de Tóquio relatou o maior número de novos casos de coronavírus chinês em um mês, apenas três dias após um estado de emergência ter sido levantado.
As autoridades de Tóquio confirmaram 420 novas infecções nesta quarta-feira (24). É a segunda contagem deste mês a ultrapassar 400.
E é mais um motivo de receio de que uma nova onda possa estar a caminho.
As autoridades mais ao norte compartilham dessa ansiedade. O prefeito de Sendai, Kohri Kazuko, disse: “Estamos vivenciando um surto sem precedentes. É muito crítico”.
A capital de Miyagi é o lar de um milhão de pessoas. Declarou seu próprio estado de emergência na semana passada, mas os casos continuam a aumentar, atingindo agora um recorde diário de 131.
O prefeito está pedindo mais testes e que os bares e restaurantes reduzam seu horário comercial a partir desta quinta-feira (25).
Em Osaka, as pessoas têm receios semelhantes de sair para comer, o que está causando a propagação do vírus. A prefeitura relatou mais de 260 casos na quarta-feira (24), o maior número diário desde que uma declaração de emergência foi levantada no mês passado.
Outra preocupação é a propagação de cepas mais contagiosas. As últimas estatísticas semanais mostram um aumento de 17% nos casos ligados a variantes encontradas pela primeira vez no Reino Unido, África do Sul e Brasil.
A associação de médicos do Japão está preocupada com a forma como as áreas rurais irão lidar com o aumento de casos.
O presidente da Associação Médica do Japão, Nakagawa Toshio, disse: “Eu acho que as variantes são um dos fatores por trás da propagação das infecções… Sinto que é fundamental que tomemos várias medidas preventivas o mais rápido possível”.
O total nacional na quarta-feira (24) situa-se em mais de 1.900 novos casos, levando números acumulados de casos acima de 460.000. Quase 9.000 pessoas já morreram.
- Vice-premiê ucraniano busca apoio do Japão na reconstrução do país - 5 de agosto de 2025 1:01 am
- Astronautas japoneses realizam coletiva direto da ISS - 5 de agosto de 2025 12:55 am
- Netanyahu reafirma ofensiva em Gaza após vídeos de tortura de reféns - 5 de agosto de 2025 12:49 am