Suga e Draghi mantém conversações telefônicas
O Primeiro Ministro japonês, Suga Yoshihide, e seu colega italiano, Mario Draghi concordaram em cooperar estreitamente em uma série de questões globais, incluindo a pandemia do coronavírus e a mudança climática.
A dupla falou por telefone na sexta-feira (19), a pedido do Japão. Suga começou parabenizando Draghi por sua posse no mês passado.
Suga disse que Draghi concordou com a necessidade de realizar um Indo-Pacífico livre e aberto através de esforços mútuos.
O líder japonês também expressou séria preocupação com as tentativas unilaterais da China de mudar o status quo nos mares do leste e sul da China, incluindo uma nova lei que permite que as embarcações da guarda costeira do país usem armas nas águas que Pequim considera estarem sob sua jurisdição.
Os dois primeiros-ministros compartilharam sérias preocupações sobre a situação em Hong Kong e na Região Autônoma de Xinjiang Uygur.
Eles também concordaram em cooperar em questões relacionadas à Coréia do Norte, incluindo os sequestros de cidadãos estrangeiros pelo país.
Roma sediará a cúpula do G20 em outubro.
- Russos limpam túmulos japoneses em ilha disputada nos Territórios do Norte - 21 de julho de 2025 12:46 am
- Ex-ilhéus japoneses dos Territórios do Norte homenageiam ancestrais no mar - 21 de julho de 2025 12:29 am
- Zelenskyy propõe nova rodada de diálogo com Rússia - 21 de julho de 2025 12:25 am