Séria falha na segurança da usina nuclear de Niigata
Os reguladores nucleares japoneses avaliaram uma falha de segurança na usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa na Prefeitura de Niigata considerada como estando no nível mais grave em termos de medidas anti-terroristas.
A Autoridade de Regulamentação Nuclear foi notificada pelo operador da usina, Tokyo Electric Power Company – TEPCO, em janeiro, que um trabalhador danificou, acidentalmente, um equipamento sensor para detecção de intrusos.
Na terça-feira (16), o resultado de uma investigação da usina foi relatado em uma reunião de portas fechadas da NRA.
A investigação constatou que outros equipamentos sensores podem ter sido danificados desde março do ano passado, tornando a usina vulnerável a intrusos durante meses.
A NRA revelou que os funcionários da TEPCO, encarregados da segurança, não fizeram nada apesar de saberem que as medidas alternativas tomadas eram ineficazes.
A avaliação provisória do NRA sobre a falha de segurança foi que este era o mais grave, em uma escala de quatro níveis de riscos, na salvaguarda de material nuclear.
Os membros da autoridade planejam considerar a punição para o operador assim que a avaliação for finalizada.
Em setembro passado, outro problema ocorreu na usina. Um funcionário entrou ilegalmente na sala de controle central da usina, usando o cartão de identificação de outro funcionário.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















