ONU solicita inspeção em Xinjiang, diz Guterrez
O Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, reconheceu que a ONU está consultando a China sobre o envio de uma missão do Alto Comissário de Direitos Humanos para a Região Autônoma de Xinjiang Uygur.
Guterres fez a observação em uma conferência de imprensa nesta segunda-feira (29), em meio a um confronto crescente entre os países ocidentais e a China sobre violações dos direitos humanos na região.
Países incluindo os Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá impuseram sanções à China, citando graves violações dos direitos humanos. A China anunciou sanções de retaliação, dizendo que a acusação não se baseia na verdade.
A ONU se absteve de criticar diretamente a China, mas tem apelado a Pequim para que aceite uma missão de averiguação devido às preocupações levantadas por vários países no Conselho de Direitos Humanos.
Guterres disse: “Estamos empenhando, seriamente, o governo chinês para poder ter a missão do Alto Comissariado dos Direitos Humanos e para garantir que essa missão não tenha limitações inaceitáveis”. Ele acrescentou: “Espero que esta negociação seja concluída positivamente”.
Ainda não está claro se, ou até que ponto, a China permitirá que a Alta Comissária de Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e sua equipe realizem uma inspeção.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















