OMS pede a renúncia aos direitos de patente de vacinas contra o coronavírus chinês
O diretor geral da Organização Mundial da Saúde – OMS, pediu uma renúncia temporária dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra o coronavírus chinês, para encorajar um desenvolvimento mais rápido no mundo inteiro.
O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez o apelo durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (5).
Ele disse que as instalações da COVAX, uma estrutura internacional para garantir o acesso justo às vacinas, entregou mais de 20 milhões de doses a 20 países até agora.
Ele disse: “Isto é um progresso encorajador, mas o volume de doses sendo distribuídas através da COVAX ainda é relativamente pequeno”.
Tedros apelou para uma ação urgente para aumentar a produção de vacinas.
Em discussões na Organização Mundial do Comércio, a África do Sul e a Índia propuseram uma renúncia temporária dos direitos das vacinas contra o coronavírus chinês, com o apoio dos países em desenvolvimento.
Mas as nações desenvolvidas se opõem à proposta, afirmando que ela irá dificultar a inovação tecnológica.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am