Nenhuma perspectiva à vista para o fim do bloqueio no Canal de Suez
Autoridades egípcias dizem que estão em andamento trabalhos para liberar um navio porta-contêiner encalhado que está bloqueando o Canal de Suez, mas pararam de informar quando a passagem será retomada.
No sábado, a Autoridade do Canal do Suez realizou sua primeira conferência de imprensa desde que o Ever Given ficou preso no canal quatro dias antes.
O navio gigante é propriedade da Shoei Kisen, da província japonesa de Ehime e operado por uma empresa taiwanesa.
A autoridade do canal disse que os trabalhadores estão tentando reflutuar a embarcação usando dragas na maré baixa e puxando-a com rebocadores na maré alta.
O chefe da autoridade do canal, Osama Rabei, disse que o terceiro dia de trabalho produziu resultados positivos, e o navio porta-contêiner movimentou-se 0,4 graus para o sul.
Ele expressou sua intenção de continuar a abordagem atual por enquanto.
Mas não afirmou claramente quando o trabalho será concluído. Ele disse que se a abordagem atual chegar a um impasse, a autoridade poderia considerar a descarga de contêineres de carga para reduzir o peso do navio.
Rabei observou que o vento forte não foi o único fator que fez com que o navio ficasse encalhado e não descartou erros técnicos ou humanos. Ele acrescentou que novas investigações revelarão o que causou o incidente.
As autoridades dizem que 321 navios estão aguardando a passagem dentro e ao redor do canal. Teme-se que o impacto na logística se torne sério.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am