Navio japonês encalhado no Canal de Suez deverá ser liberado neste sábado (27)
O proprietário japonês de um navio porta-contêiner encalhado no Canal de Suez, no Egito, informa que o navio, provavelmente, será libertado neste sábado (27).
O Ever Given está bloqueado o canal desde que ficou encalhado, na terça-feira (23), a caminho do Mediterrâneo. O navio porta-contêiner de 400 metros de comprimento é operado por uma empresa em Taiwan. Ele é de propriedade da Shoei Kisen. A empresa está sediada em Imbarari, província de Ehime.
O presidente da Shoei Kisen, Higaki Yukito, realizou uma conferência de imprensa nesta sexta-feira (26), pedindo desculpas pelas interrupções do trânsito que o Ever Given tem causado no Canal de Suez.
A empresa disse que 10 rebocadores estão tentando puxar a embarcação, e que os trabalhadores estão se esforçando para remover a lama das áreas próximas à proa. Mas disse que as dificuldades têm impedido ambos os esforços.
A Shoei Kisen disse que os trabalhadores começaram a usar máquinas que podem remover rochas pulverizadas, para que o navio possa ser liberado no sábado, quando o canal estará em maré alta.
A empresa também disse não ter recebido nenhum relato de que o motor do navio ou os instrumentos náuticos tenham apresentado mal funcionamento. A empresa indicou que a embarcação pode ter sido afetada por uma tempestade de areia ou uma rajada de vento, enquanto navegava no canal.
O presidente disse que a empresa está trabalhando para resolver o bloqueio no canal. Ele disse que, após isso ter sido feito, a empresa investigará a causa da imobilização do navio, acrescentando que a Shoei Kisen trabalhará com uma empresa de salvamento para fazer o navio flutuar.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















