Muito cedo para decidir sobre o fim do estado de emergência
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, diz que é muito cedo para saber se o estado de emergência do coronavírus chinês pode ser levantado para Tóquio e três prefeituras vizinhas no próximo domingo, conforme programado.
Suga disse a uma sessão do Comitê de Orçamento da Câmara Alta nesta segunda-feira (15), que tomará uma decisão final depois de buscar a opinião de especialistas.
Ele disse que o estado de emergência foi prolongado por duas semanas para as prefeituras de Kanagawa, Saitama e Chiba, bem como para Tóquio, porque o sistema de atendimento médico ainda estava sob pressão.
Suga disse que o ritmo de declínio em novos casos se estabilizou recentemente, e ele não pode dizer, nas condições atuais, se o estado de emergência deve terminar ou ser estendido novamente.
O chefe do painel de especialistas do governo, Omi Shigeru, também disse que uma análise mais aprofundada é necessária.
Omi disse achar que o estado de emergência provou ser eficaz. Mas disse que uma decisão não deveria ser tomada sem examinar por que o declínio no número de novos casos estagnou.
O ministro encarregado do programa de vacinação contra o coronavírus, Kono Taro, disse que espera apresentar o quadro completo para as vacinas este mês. Ele disse que isso permitirá que os governos locais tenham uma idéia mais clara de como eles podem avançar com as inoculações.
Kono também disse que seria possível emitir certificados de vacinação, se o que é conhecido como “passaporte de vacinas” se tornar necessário para viagens internacionais.
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am
- Simulação de caça a ursos é realizada em Sapporo - 16 de agosto de 2025 1:27 am