Japão testa o aplicativo de status COVID-19 para viajantes
Viajantes que atravessam fronteiras, frequentemente, podem um dia ser capazes de gerenciar os resultados dos testes do coronavírus chinês e o status de vacinação em seus smartphones. Oficiais em Tóquio estão testando a tecnologia que poderia ajudar a reiniciar totalmente as viagens internacionais.
O sistema envolve um aplicativo chamado “CommonPass”, que está sendo desenvolvido com o apoio do Fórum Econômico Mundial, como parte de um esforço global.
As autoridades realizaram o teste na semana passada no Aeroporto de Haneda, em Tóquio.
Cinco pessoas tiveram sua saliva tomada em um local de teste PCR. As amostras foram enviadas para uma instalação próxima para análise. Cerca de duas horas depois, os participantes receberam um aviso em seus smartphones indicando um resultado negativo.
Ligando os dados com o aplicativo, os usuários podem mostrar seus resultados com um código QR que atua como um certificado globalmente aceito.
Fujita Takanori está trabalhando na política de dados de saúde no Fórum Econômico Mundial. Ele disse: “É um certificado digital, portanto o risco de adulteração é baixo, e é fácil de carregar. Acreditamos que esta poderia ser uma maneira eficaz de deixar as pessoas viajarem através das fronteiras com segurança”.
A Japan Airlines e a All Nippon Airways planejam testar o aplicativo em breve.
A ANA também planeja testar certificados digitais similares para o status de vacinação e testes PCR usando um aplicativo diferente chamado “Travel Pass” da IATA.
- Trump suaviza impacto de tarifas para montadoras - 30 de abril de 2025 10:29 am
- Japão doa equipamentos forenses avançados à Ucrânia - 30 de abril de 2025 5:45 am
- Brazilian Day Japan em Gunma tem recorde de público e nostalgia dos Mamonas - 30 de abril de 2025 4:13 am