1 C
Kóka
segunda-feira, 1 dezembro, 2025 9:47: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão marca 10º aniversário do desastre de 11 de março de 2011

Esta quinta-feira marca o 10º aniversário do grande terremoto e tsunami que atingiu o leste e o nordeste do Japão, provocando um grave acidente nuclear. As pessoas no país estão se recordando das vidas perdidas no desastre.

spot_img

Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia

Rússia eleva taxa de veículos importados

Ataque a petroleiros russos no Mar Negro

Incêndio em Hong Kong deixa 146 mortos

Japão marca 10º aniversário do desastre de 11 de março de 2011

Esta quinta-feira marca o 10º aniversário do grande terremoto e tsunami que atingiu o leste e o nordeste do Japão, provocando um grave acidente nuclear. As pessoas no país estão se recordando das vidas perdidas no desastre.

O terremoto, de magnitude 9, gerou tsunamis de mais de 10 metros de altura, causando a morte de 15.900 pessoas e deixando 2.525 desaparecidos. O governo disse que até terça-feira 3.775 pessoas haviam morrido devido a problemas de saúde ou outras complicações relacionadas ao desastre.

Os sobreviventes restantes, que ainda vivem em moradias temporárias irão deixá-lo em breve. A construção de moradias públicas para as pessoas que perderam suas casas foi concluída em dezembro passado.

Mas mais de 41.000 pessoas são obrigadas a viver longe de suas residências, principalmente por causa do acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi.

A usina sofreu um derretimento triplo, no que é considerado o pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl. Mesmo uma década depois, vários municípios da província de Fukushima ainda tem áreas interditas.

O governo japonês e o operador da usina, a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio – TEPCO, projetam que os trabalhos de desativação da usina serão concluídos até 2051. Um dos maiores desafios é como remover detritos radioativos do interior dos reatores, onde os níveis de radiação ainda são extremamente altos. A TEPCO estima que existam 880 toneladas de tais detritos.

A empresa estava planejando começar a remover os detritos este ano, mas a pandemia de coronavírus chinês atrasou esse processo em pelo menos um ano.

Outro desafio é o que fazer com as mais de 1,2 milhões de toneladas de água contaminada armazenadas na usina, nos 10 anos desde o desastre.

A água é usada para resfriar os reatores danificados. O governo ainda tem que decidir como se desfazer dela.

A TEPCO e o governo também terão que lidar com a enorme quantidade de resíduos radioativos criados durante os trabalhos de descomissionamento. A usina já gerou 470.000 metros cúbicos de tais resíduos, que são armazenados na usina. Eles ainda têm que avaliar quanto mais resíduos serão produzidos até o momento em que a desativação for concluída.

A cerimônia memorial anual será realizada este ano. Ela foi cancelada no ano passado por causa da pandemia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img