Japão e EUA farão declaração conjunta após a cúpula
O Japão e os Estados Unidos estão analisando uma declaração conjunta afirmando que o Artigo 5º do Tratado de Segurança Japão-EUA se aplica às Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental. A declaração se seguirá a uma reunião dos líderes dos dois países.
O artigo obriga os EUA a defender territórios sob o controle administrativo do Japão.
O Japão controla as ilhas. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do país, em termos de história e direito internacional. O artigo diz que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
Os navios do governo chinês têm entrado, repetidamente, nas águas territoriais do Japão, perto das ilhas Senkaku.
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, deverá visitar a capital dos EUA em 8 de abril para se encontrar com o presidente americano Joe Biden no dia seguinte. Ele será o primeiro líder estrangeiro a realizar uma reunião presencial com Biden desde que o Presidente tomou posse em janeiro.
As autoridades dos dois governos estão trabalhando para incluir referências na declaração para fortalecer a aliança Japão-EUA e uma estreita cooperação para uma Indo-Pacífico livre e aberta.
Os líderes, provavelmente, usarão a reunião para afirmar seu compromisso de eliminar todos os mísseis balísticos norte-coreanos de uma maneira completa, verificável e irreversível. A Coréia do Norte lançou mísseis balísticos na quinta-feira (25).
Espera-se também que eles discutam uma cooperação estreita sobre a mudança climática.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















