Japão comissiona oitavo destroyer Aegis
O Japão comissionou um novo destroyer Aegis, elevando o tamanho total da frota para oito, conforme exigido nas diretrizes do programa de defesa do país.
O navio Haguro foi entregue à Força Marítima de Autodefesa em um cais em Isogo, cidade de Yokohama, nesta sexta-feira (19).
O Haguro está equipado com um sistema para compartilhar dados de localização em tempo real de mísseis e aeronaves com os militares americanos.
O navio também deve transportar um novo tipo de míssil interceptador que está sendo desenvolvido pelo Japão e pelos EUA, para avançar ainda mais a interoperabilidade dos dois países.
O Ministério da Defesa havia planejado introduzir um sistema de defesa anti-míssil baseado em terra chamado Aegis Ashore.
Isto teria permitido que os destroyers Aegis se concentrassem mais em patrulhamento e vigilância no Mar da China Oriental, onde a China está aumentando suas atividades.
Mas os oficiais do ministério abandonaram a implantação do Aegis Ashore devido a vários fatores, o que significa que os destroyers continuarão a desempenhar um papel importante na defesa anti-míssil.
As autoridades planejam construir dois novos tipos de embarcações Aegis como alternativas ao sistema Aegis em terra e operá-los com os tipos existentes para estabelecer uma postura de defesa nacional contínua e sem interrupções.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am