Governo japonês intensificará o monitoramento de variantes do vírus chinês
Segundo a NHK, o governo japonês planeja intensificar os exames do coronavírus chinês para detectar melhor as linhagens mutantes.
A NHK obteve uma revisão preliminar da política básica do governo contra infecções após o estado de emergência do coronavírus chinês, que está atualmente em vigor para Tóquio e suas três prefeituras vizinhas, ser levantada.
A minuta diz que o governo tomará medidas para evitar um ressurgimento do vírus chinês, mantendo ao mesmo tempo a atividade social e econômica.
Para melhorar o monitoramento das variantes, o governo planeja aumentar a taxa de exame de amostras de pessoas recém-infectadas para cerca de 40% delas o mais rápido possível. A taxa alvo atual é de 5 a 10%.
O governo também intensificará a análise do genoma do vírus chinês detectado nas amostras, buscando maior cooperação com universidades e instituições de testes do setor privado.
Para detectar sinais de infecção em um estágio inicial, o governo pretende pedir a Tóquio e nove prefeituras – incluindo seis, entre elas Osaka e Fukuoka, onde o estado de emergência já foi levantado – que realizem testes do vírus chinês em instalações para idosos este mês, o máximo que puderem.
O governo também solicitará às autoridades locais que realizem testes intensivos regulares nos distritos de entretenimento do próximo mês até junho.
O governo planeja solicitar às autoridades locais que inspecionem restaurantes e bares para verificar se estão seguindo as diretrizes para evitar a infecção.
Em caso de ressurgimento de infecções, o governo também solicitará aos governos locais que peçam aos restaurantes e bares que reduzam o horário comercial e considerem medidas intensivas que são permitidas mesmo quando não há um estado de emergência.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am