EUA e União Européia retomam conversações sobre a China
Os Estados Unidos e a União Européia concordaram em retomar as conversações de alto nível sobre a China em meio a tensões crescentes sobre violações dos direitos humanos na Região Autônoma Xinjiang Uygur da China.
Os Estados Unidos e a União Européia lançaram uma estrutura para discutir assuntos relacionados à China em outubro passado. Entretanto, as conversações foram suspensas desde a transição presidencial dos EUA em janeiro.
O acordo para retomar as conversações foi confirmado em uma declaração conjunta emitida na quarta-feira (24), após uma reunião em Bruxelas entre o Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken e o chefe da política externa da UE, Josep Borrell.
Blinken disse em uma conferência de imprensa conjunta que “podemos nos aproximar mais eficazmente de Pequim quando estamos trabalhando juntos, e coordenando nossas abordagens”.
No início deste mês, ele descreveu o relacionamento dos EUA com a China como “o maior teste geopolítico do século 21”.
A UE tem mantido uma distância em relação às divisões EUA-China e se concentrado na importância dos laços econômicos com Pequim. Mas no início desta semana, a UE agiu em sintonia com os EUA e impôs sanções às autoridades chinesas por violações dos direitos humanos em Xinjiang.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am