Comitê dos Jogos de Tóquio reafirma a igualdade de gênero
O novo comitê ampliado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio reafirmou a necessidade de aprofundar o debate sobre a igualdade de gênero.
O comitê realizou sua primeira reunião nesta segunda-feira (22), desde que mais 12 mulheres foram adicionadas ao seu conselho no início deste mês, elevando a proporção de membros femininos para mais de 40%.
Isto ocorreu após a renúncia do ex-presidente do comitê, Mori Yoshiro, depois que ele fez comentários que muitos acreditavam ser aviltantes para as mulheres.
Os novos membros incluem Takahashi Naoko, uma maratonista olímpica medalhista de ouro, e a professora da Universidade de Chukyo, Raita Kyoko, que dirige a Sociedade Japonesa para o Esporte e Estudos de Gênero.
Raita fez um discurso na reunião da diretoria e disse que os Jogos de Tóquio servirão, assim o esperamos, como uma oportunidade para eliminar a desigualdade de gênero na sociedade japonesa.
No sábado (20), os organizadores decidiram que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos deste verão serão realizados sem espectadores estrangeiros em meio à contínua disseminação de infecções por coronavírus chinês.
O comitê anunciou que também desistirá dos planos de aceitar cerca de 2.300 voluntários estrangeiros que vivem no estrangeiro, com exceção de alguns que possuem conhecimentos específicos.
O presidente do comitê, Hashimoto Seiko, procurou a compreensão dos membros do conselho para a decisão. Ela disse que foi feito para garantir um jogo mais seguro para todos os participantes e para o povo do Japão.
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am
- Premiê do Japão pede clareza em negociações tarifárias - 10 de agosto de 2025 2:49 am