Cerca de 70% da população deseja redução das usinas nucleares, diz pesquisa
Cerca de 70% dos entrevistados em uma pesquisa da NHK dizem que querem menos ou nenhuma usina nuclear no Japão.
A NHK realizou a pesquisa nacional em novembro e dezembro passado, quase 10 anos após o acidente nuclear na usina de Fukushima Daiichi, em março de 2011. Mais de 2.300 pessoas responderam.
Perguntados sobre o futuro das usinas nucleares no país, 3% disseram que deveria haver mais, 29% disseram que o número atual de usinas deveria ser mantido, 50% disseram que o número deveria ser reduzido, e 17% disseram que as usinas deveriam ser completamente desativadas.
Perguntados se as operações deveriam ser retomadas nas usinas que estão off-line, 16% disseram que sim, 39% disseram que não, e 44% disseram que não sabiam responder.
Perguntados se estão preocupados com acidentes em usinas nucleares que possam colocar em perigo os residentes das proximidades, 85% disseram que estão muito preocupados ou até certo ponto, enquanto 14% disseram que não estão muito ou nada preocupados.
A NHK também perguntou sobre o acúmulo de águas residuais radioativas nos tanques da usina de Fukushima Daiichi após o resfriamento do combustível nuclear derretido dos reatores danificados.
Um subcomitê do governo sugeriu que uma maneira prática de eliminar as águas residuárias contaminadas é descartá-las no mar ou no ar depois de diluí-las em níveis que atendam às exigências do estado.
Perguntado se as águas residuais deveriam ser despejadas no mar, 18% disseram sim, 51% disseram não, e 30% disseram nenhum dos dois.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am

