Biden e Johnson discutem o Cinturão e a Rota da China
O presidente americano Joe Biden sugeriu ao primeiro-ministro britânico Boris Johnson que os países democráticos deveriam criar um programa semelhante ao da iniciativa “China Belt and Road” para ajudar a desenvolver os países necessitados.
Os líderes conversaram por telefone nesta sexta-feira (26).
Biden disse, após as conversações, que a iniciativa chinesa estava entre os tópicos de discussão.
Ele disse: “Eu sugeri que deveríamos ter, essencialmente, uma iniciativa semelhante, partindo dos Estados democráticos, ajudando as comunidades ao redor do mundo que, de fato, precisam de ajuda”.
Biden não entrou em detalhes. Mas os EUA, aparentemente, pretendem trabalhar com a Grã-Bretanha e outras democracias em um movimento contra a China, para ajudar os países em desenvolvimento.
A iniciativa chinesa apóia projetos de infraestrutura em todo o mundo. Os EUA estão cada vez mais cautelosos com a expansão da influência de Pequim.
O gabinete do primeiro-ministro britânico disse que Johnson e Biden haviam confirmado que seus países e a União Européia havia imposto sanções aos interesses chineses sobre questões de direitos humanos na Região Autônoma Xinjiang Uygur do país. Eles também expressaram preocupação com as medidas tomadas por Pequim para combater as sanções.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am